Dicas de plugin para Wordpress

Atualmente, o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado pelos criadores de conteúdo em blogs. Ele é gratuito e apresenta código aberto, ou seja, o usuário pode alterar e redistribuir o código fonte original livremente. Devido ao seu diferencial, o WordPress é usado por diferentes corporações e páginas mundialmente famosas, como Spotify, TechCrunch, New York Post e TED.

Além de toda a vantagem oferecida, o sucesso do WordPress também está relacionado aos plugins, que são recursos adicionais que podem ser instalados na página, tornando-a mais atrativa e permitindo explorar mais funcionalidades e recursos gráficos. De fato, os sites com plugins aprimoram a experiência do usuário, e deixam a página mais completa e robusta.

Estima-se que o WordPress tenha mais de 50 mil plugins disponíveis, que podem ser facilmente pesquisados e acessados no próprio diretório de plugins da plataforma. No entanto, é importante saber filtrar e escolher as opções mais adequadas à sua página.

Considerando a numerosa quantidade de plugins disponíveis, alguns se destacam como os mais úteis e preferidos. O primeiro deles é o Yoast SEO. O SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é uma maneira eficiente de melhorar o posicionamento de uma página nos sites de busca a partir de algumas estratégias. Dessa forma, o site permanece nas primeiras posições de busca do Google, por exemplo. O Yoast SEO, portanto, é capaz de inserir títulos, marcações, descrições e palavras-chave no seu site ou blog a fim de otimizar seu rankeamento no Google.

Por sua vez, o All In One Schema.Org Rich Snippets é considerado um dos melhores plugins do Wordpress. Além de apresentar fácil implementação e ser interativo, ele também auxilia na otimização do posicionamento da página e suporta diferentes tipos de alternativas que podem ser usadas no blog, como vídeo, artigos e softwares.

Já o BJ Lazy Load é um plugin que apresenta uma importante funcionalidade. Ele desativa plugins que não estejam rodando no momento, aperfeiçoando o desempenho do WordPress. O Pretty Link tem uma função básica, porém muito útil para melhorar a estética e a experiência do usuário. Ele simplesmente transforma um link confuso ou repleto de letras e números em um link objetivo e curto.

Destaca-se ainda o WooCommerce, o plugin favorito e mais utilizado pelos usuários de sites de comércio eletrônico. O WooCommerce apresenta uma estrutura prática e permite ser integrado a outras extensões e plugins. Sua funcionalidade consiste em facilitar as vendas de produtos vendidos pela internet, sejam eles físicos ou digitais. A mercadoria pode ser comprada por meio de diferentes opções de pagamento, sendo esse um diferencial da ferramenta.

Por fim, vale ressaltar dois plugins de redes sociais, o Fillament e o AddThis. As redes sociais são estratégias amplamente utilizadas para entretenimento e também para monetizar produtos e serviços. Elas concedem visibilidade e reconhecimento da marca. Dessa forma, com o plugin Fillament, o usuário pode inserir botões de compartilhamento em seu blog, enquanto o AddThis permite maior número de compartilhamentos, aumentando assim o alcance da página.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License