Os sistemas de gerenciamento de conteúdo, popularmente conhecidos como CMS, são ferramentas criadas e desenvolvidas por programadores a fim de facilitar a publicação de conteúdo em páginas da internet. Dessa forma, o usuário do CMS não precisa necessariamente ter conhecimento sobre linguagem de programação.
Atualmente, o WordPress lidera o ranking da lista de melhores CMS de websites. O software é amplamente utilizado como plataforma de hospedagem de blogs, e vale destacar que seu CMS é baseado em PHP. Além de ser gratuito e apresentar uma vasta comunidade de usuários, o que facilita na resolução de problemas de gerenciamento da página, o WordPress é dotado de inúmeros recursos gráficos, e disponibiliza plugins e templates diversos na web. Por tais motivos, ele é utilizado por pequenas e grandes corporações, incluindo sites renomados como BBC America e TechCrunch.
Por sua vez, o Joomla é outro sistema de gerenciamento de conteúdo que tem ganhado notoriedade nos últimos anos. Além de ser gratuito, livre e também baseado em PHP, hoje é o principal concorrente do WordPress, e figura entre as principais opções de CMS de website do mercado. O diferencial dessa ferramenta consiste em permitir armazenar conteúdos em linguagens diversas, além de disponibilizar diferentes aplicações que podem ser utilizadas para incorporar os recursos e a implementação de uma página. De fato, o Joomla é um dos CMS mais avançados do mercado, e tem sido usado em sites de diversas corporações e instituições, incluindo MTV da Alemanha e Universidade de Harvard.
Já o TextPattern representa uma das opções favoritas entre os profissionais do design. Esse CMS se destaca pela praticidade e simplicidade. Embora as criações desenvolvidas pelo TextPattern sejam leves, o sistema apresenta um aspecto elegante e disponibiliza diferentes recursos e plugins que podem facilitar e incrementar a criação e manutenção de um website. Apesar de ser baseado em PHP, assim como o WordPress, o TextPattern deixa a desejar em relação à quantidade de templates disponíveis.
O Radiant é um CMS basicamente indicado para projetos menores. O sistema é considerado simples, prático e versátil, e apresenta linguagem própria, semelhante ao HTML, para a elaboração de templates. Embora seja menos conhecido, o Radiant tem apresentado relativo crescimento em relação ao número de usuários, e se destaca pelo número de plugins, extensões e layouts disponíveis para a criação de websites.
Por fim, destaca-se o sistema de gerenciamento de conteúdo Dupal. Ele é utilizado em sites mundialmente reconhecidos, como a página do Instituto de Tecnologia de Massachussets, o site da revista americana Popular Science e, inclusive, é o CMS do site do governo americano. Assim como o WordPress e o Joomla, o Dupal é baseado em PHP. O diferencial desse sistema consiste na forma como ele é capaz de gerenciar diferentes níveis de conteúdo, atendendo a diferentes demandas e concedendo aos usuários um alto nível de personalização. Por tal motivo, o Joomla é considerado um dos melhores CMS do mercado, figurando no ranking entre os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais bem avaliados atualmente.